25 novembro, 2010

FELIZ NATAL SE QUISER E PUDER

                    


NAS CASAS DESSES MENINOS, O NATAL TAMBÉM ACONTECE?


                                      
Não consigo me comover com a chegada do Natal porque muitos corações só amolecem uma vez por ano! Não vejo nenhuma beleza na Árvore enfeitada e em muitos lugares as luzes são por demais artificiais. Não consigo me sentir bem diante da mesa farta enquanto em milhares de barracos as pessoas não têm sequer uma mesa. Não me vejo dando e recebendo presentes porque muitas vezes isso é mera formalidade social onde os sentimentos de partilha estão ausentes. Não me acostumo com o pipocar da rolha do champanhe enquanto na periferia o barulho é do pipoco que mata muitos inocentes.
Então não existe nada a celebrar?
É claro que existe!
A vida.
O advento.
O menino.
O Cristo
Que não quer presente de pessoas ausentes e que se quisesse festa grandiosa não teria escolhido um cocho (Manjedoura) para nascer. 
Neste dia quero me sentir comovido quando todos se perdoarem r sentir a beleza da árvore e dos enfeites quando a luz do alto penetrar nos corações de todas as pessoas que estão ao meu redor eu tiver contribuído para que isto acontecesse  
Só vou alegrar-me com a mesa farta quando o pão não for exclusividade de poucas famílias. 
Quero dar e receber presentes somente quando Papai Noel conseguir colocar um brilho de felicidade nos olhos de todas as crianças e nos corações de todas as pessoas negras e brancas, ricas e pobres e no coração de homens e mulheres de todas as raças e de todos os credos. 
Eu sei que mudar a cara do mundo é tarefa por demais pesada, então vamos comemorar este dia melhorando o pedaço do mundo que está ao nosso alcance, para que na hora da reunião festiva com os parentes e amigos poder dizer ao aniversariante: Reparti um pouco da minha vida.
E no resto, torcer para que milhares de pessoas façam o mesmo e que o advento aconteça todos os dias nos corações dos que acreditam ser preciso lutar pela justiça, pela paz e pela ecologia. e que todos tenham um feliz natal.

5 comentários:

  1. boa noite caro amigo.
    Sim o Natal esta chegando todos preocupados,com
    seus presentes ,viagens e festividades.
    Claro que todos devemos compartilhar esta festa.
    Mas tambem acho que temos o dever de dar um pouco
    aos menos favorecidos.
    Porque tambem são filhos de Deus.
    Faremos a nossa parte,não por obrigação mas de coração.Sentiremos um agrande alegria.
    Desejo a você e seus familiares Um Feliz Natal,
    e UM Ano Novo cheio de esperanças.
    Um abraço de sua leitora semanal.
    Rosemary.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindas e verdadeiras suas palavras. Este ano, mais que todos os anos, eu senti estas emoções e outras, do tipo saudades de pessoas queridas que não estão mais aqui.
    Senti aquela coisa do tipo... que bom, passou o natal, uff...
    Mesmo assim, agradeço os amigos, a família, as oportunidades, o amor sempre presente na minha vida, o estar-vivo e com oportunidades para semear um pouco de coisas boas para o viver...
    Um grande abraço, feliz 2014!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Obrigado por ter lido e também por fazer um comentário que eu gostaria que todas as pessoas fizessem, Foi uma pena não ter colocado seu nome e e.mail, assim eu poderia estar falando diretamente com você. FELIZ ANO NOVO E NOVO NOVO NOVO NOVO.
    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  4. EU TAMBÉM NÃO: SE TORNOU UMA DATA COMERCIAL DEMAIS...

    ResponderExcluir
  5. Como diz o canto entoado por nossas milhares de comunidades: "meu caro irmão, olhe para dentro de seu coração/vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver". Esperança sempre!

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade